PROPOSTA PEDAGÓGICA – CCA

Nós, do Colégio Caetano Álvares, acreditamos que a educação é a única forma de melhorar o indivíduo e a sociedade, na medida em que faz com que o aluno conheça e transforme o mundo que vive, cumprindo seus deveres e exigindo os seus direitos.

Entendemos que a escola é um ambiente não só de aquisição de conhecimentos, mas também de aprendizagem para uma vida social favorável e satisfatória, com ética, respeito aos colegas e ao meio ambiente.

Procuramos trabalhar temas ou questões que estão em pauta na sociedade, atualizando nossos alunos para que também saiam da escola preparados para ingressar nos melhores cursos e universidades, com condições a trabalhar em equipe, falar em público e lidar com a sociedade que lhe espera e não somente com o conhecimento acadêmico.

Para nós, o respeito ao próximo é um valor fundamental e por isso nós “abrimos nossas portas e não construímos muros”. Queremos que os nossos alunos aprendam a conviver com as diferenças.

Toda a comunidade do CCA tem livre acesso à direção e coordenação para se colocar e/ou reivindicar.

No CCA damos atenção aos detalhes: comunicação, atenção, postura, ordem, organização e disciplina.

Prezamos a organização em todos os seus aspectos, pois entendemos que ela é uma condição essencial para o alcance dos nossos objetivos.

“ O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas, não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores.”

Jean Piaget