Bolsa 2022 | Conteúdo 1ª série do Ensino Médio

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

1. LEITURA

1.1. Compreender e interpretar textos de natureza ficcional e informativa, verbais, visuais e mistos, identificando:

▪ Relações (gramaticais e semânticas) entre diferentes fragmentos de um mesmo texto ou entre diferentes textos;

▪ Sentido de palavras e expressões contextualizadas;

▪ Mensagens (explícitas e implícitas);

1.2. Estabelecer relações de causa e consequência, temporalidade e espacialidade entre ideias;

1.3. Comparar, sintetizar, relacionar e levantar hipóteses sobre informações presentes no texto.

 

2. ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA

2.1. Identificar:

▪ Todas as classes gramaticais

▪ Termos da oração

▪ Orações do período

2.2. Analisar:

▪ Generalidades sobre as classes gramaticais

▪ Relações sintático-semânticas no período simples

▪ Relações sintático-semânticas no período composto

2.3. Revelar domínio da norma culta ao efetuar:

▪ Concordância verbal (principais casos)

▪ Concordância nominal (principais casos)

3. DOMÍNIO LINGUÍSTICO

3.1. Variedades linguísticas:

▪ Reconhecimento;

▪ Reelaboração de fragmentos fazendo uso de variedade linguística diferente da identificada em um texto.

▪ Identificação de efeito estilístico da interferência de diferentes variedades linguísticas em um mesmo texto.

3.2. Vocabulário:

▪ Identificação de sentido em contexto;

▪ Identificação de estrutura e formação de vocabulário, em especial em neologismos.

3.3. Conotação e denotação:

▪ Identificação das principais figuras de linguagem;

▪ Compreensão dos efeitos de sentido da conotação em textos literários e não literários.

4. REDAÇÃO

Produção de um texto de natureza argumentativa (carta de leitor, carta aberta, artigo de opinião ou dissertação), em que se observe:

4.1. Elaboração discursiva adequada quanto ao gênero, à interlocução e aos propósitos determinados;

4.2. Emprego da norma escrita padrão e da modalidade linguística adequada;

4.3. Propriedade e riqueza no emprego de elementos coesivos;

4.4. Exploração da coletânea e do próprio repertório cultural em função da coerência do texto.

 

MATEMÁTICA

1. NÚMEROS E OPERAÇÕES

1.1. Expressões numéricas e problemas envolvendo números reais e as operações de adição,

subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação;

1.2. Observação de regularidades/padrões. Problemas básicos de lógica;

1.3. Resolução de equações do 1º e do 2º graus – problemas resolvidos por equações;

1.4. Resolução de sistemas de equações do 1o grau – problemas resolvidos por equações;

1.5. Cálculo algébrico, produtos notáveis e fatoração;

1.6. Proporcionalidade, razões – cálculo e problemas.

2. GEOMETRIA E MEDIDAS

2.1. Medidas de comprimento, de superfície, de volume, tempo, massa e capacidade;

2.2. Polígonos e suas propriedades, círculo e circunferência, ângulos, cálculo de áreas e perímetros de figuras planas e suas partes;

2.3. Ângulos formados por retas paralelas cortadas por transversais;

2.4. Semelhança de triângulos;

2.5. Relações métricas no triângulo retângulo;

2.6. Teorema de Pitágoras;

2.7. Razões trigonométricas no triângulo retângulo;

3. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

3.1. Leitura e interpretação de tabelas variadas, gráficos de barras, de linhas e de setores. 3.2. Média aritmética simples e ponderada;

3.3. Porcentagens – problemas.

Voltar