CUBO MÁGICO

O objetivo da aula do cubo mágico é aumentar a concentração, percepção, desenvolver o cognitivo, estruturar pensamento lógico, ampliar a postura disciplinar e social. O uso deste brinquedo irá levar o aluno a técnica das estratégias e conhecimento na prática, respeitando a faixa etária a ser trabalhada. O resultado positivo virá em uma crescente rotina de estudo aprimorada.

Extra Curriculares - Integral

XADREZ E DAMA

A prática do jogo desenvolve habilidades em diversos segmentos. Ajudando inclusive o aluno tomar decisões pelo planejamento de informações e ideias. Estes jogos são considerados como suporte pedagógico, trabalhando a interdisciplinaridade. Dama é um jogo que vem sendo trabalhado desde infância desenvolvendo a concentração, raciocínio e capacidade de calcular.

YOGA

Yoga é uma atividade física que busca o equilíbrio entre corpo e mente. Para os alunos ela proporciona melhor desempenho na disciplina e concentração de aprendizado. Introduzir esta atividade na grade do Integral, tem por objetivo de inovar a proposta trazendo um conforto pertinente para cada aluno de forma diferenciada. Também se destaca em aprender respirar adequadamente, buscando aliviar o estresse e afadiga da rotina.

INFORMÁTICA

Sabemos que hoje temos muitos recursos tecnológicos. Pensando em aprimorar estas ferramentas, foi planejada aulas práticas neste segmento. Onde levará o aluno a desenvolver seus próprios recursos de pesquisa/aprendizagem. Facilitando seu desenvolvimento e engajamento perspicaz.

ESPORTES

Os esportes dentro da educação têm como objetivo desenvolver e capacitar a estrutura motora do aluno. Pedagogicamente ele é amplo e significativo em sua exploração. Inserida na grade curricular todos os alunos já cumprem a prática do esporte, que nomeamos Educação Física. No entanto, iremos direcionar exercícios que possam ser importantes ao desenvolvimento da psicomotricidade, proporcionando aprimorar habilidades contidas. Serão realizadas de forma simples de descontração e lazer.

FOTOGRAFIA

Usar a fotografia como ferramenta de percepção e desenvolvimento pedagógico, requer um olhar diferenciado para que o aluno perceba detalhes em seu cotidiano. Terão informações teóricas que passaram à prática, respeitando a faixa etária de aprendizagem.

DESENVOLVENDO HABILIDADES

Utilizando a massinha de modelar, uma brincadeira simples, a educadora do Integral/Infantil traçou uma atividade com o objetivo de explorar e desenvolver a coordenação fina e grossa, criatividade, percepção, concentração e a oralidade.

Atividades Extra Curriculares

O Colégio Caetano Álvares preocupado com a formação integral de seus alunos, oferece atividades esportivas, culturais e tecnológicas diariamente e em diversos horários, tais como:

  • Futsal;

  • Ginástica Olímpica;

  • Judô;

  • Parkour;

  • Ballet;

  • Hip Hop;

  • Jazz;

  • Mecatrônica;

  • Teatro;

  • Violão.

TECNOLOGIA

A presença da tecnologia deve servir para o enriquecimento do ambiente educacional, propiciando a construção do conhecimento por meio de uma atuação ativa e crítica por parte de alunos e professores.

ESPORTE

O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social.

CULTURA

As atividades culturais não são somente uma forma de lazer, servem para o crescimento pessoal, conhecimento da diversidade cultural e assim tornar uma pessoa mais segura, confiante, critica e criativa.

Além das atividades esportivas, culturais e tecnológicas como complemento pedagógico, o Colégio Caetano Álvares possui treinamento esportivo nas seguintes modalidades: Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol e Tchoukball, onde os alunos tem a oportunidade de participar de amistosos e competições dentro e fora das dependências do colégio, o que enriquece ainda mais a convivência entre os alunos.