6 dicas de como manter a rotina de estudos em casa




Está de quarentena e precisa manter o ritmo de estudos?


Novos tempos, novas necessidades. Ao longo da história a humanidade, por necessidade ou objetivo de progredir, precisou se adaptar e inovar para superar e evoluir.

Hoje, passamos por um período ímpar na história do Brasil, e podemos dizer até que do mundo, nunca houve uma paralisação tão grande por causa de um vírus. O novo coronavírus (COVID-19) dá sinais de que pode durar um bom tempo.


Diante disso, a vida precisa ser preservada, mas não pode parar! Afinal de contas, depois que tudo isso passar (e vai passar!), teremos muito o que recuperar e aprender! Este é o momento de adaptação de estudos em casa, seguindo uma rotina que teríamos se ainda estivéssemos na sala de aula.


Com os avanços tecnológicos que aconteceram ao longo dos últimos anos na área da educação é possível manter o acesso ao conteúdo disciplinar. A grande questão é:

É possível manter a mesma, ou, no mínimo, similar rotina de estudo que há no período escolar tradicional?


Não permita que a COVID -19 tire o seu tempo de crescimento! Use este momento para se cuidar e manter a rotina de estudos com as dicas que separei para você! Confira!

1 - Mantenha o padrão

Apesar de parecer que estamos de férias, esta não é ideia. Considerando que as escolas estão se preparando para enviar atividades para casa, é necessário manter o padrão de antes para dar conta de tudo. Portanto, levanta-se cedo, troque de roupa, tome café e inicie as atividades seguindo o conteúdo programático estabelecidos pelos professores.

2 - Estabeleça um local apropriado para estudos

O ideal é eliminar as potenciais distrações, como televisão e ponto onde é passagem de pessoas, como corredores. Escolha um ambiente em que possa realmente focar garantindo que as distrações serão mínimas.

3 - Tenha bom senso

O fato de estarmos em casa nos traz uma sensação mais confortável, ainda mais porque não estamos sobre o controle do professor. A tendência de pararmos várias vezes para comer ou ver algo na TV pode ser uma inimiga! Mantenha o bom senso e faça pausas parecidas com o que seria feita em sala de aula, se alimente e se hidrate de maneira adequada.


4 - Conecte-se com seus colegas de classe

Temos grupos de WhatsApp para tantas finalidades diferentes; que tal criar grupos por matérias e assim, juntos, utilizar deste recurso tecnológico para discutir as atividades enviada pelos professores? Seria como manter o que já fazemos no modelo tradicional das salas de aula, mas no virtual. Aproveite para animar e incentivar os colegas! Este é um momento de solidariedade e união!


6 - Envolva sua família

Este é um momento que teremos nossos familiares mais próximos, pedir ajuda pode ser uma forma de fortalecer ainda mais este laço com um objetivo ótimo, aprimorar os estudos. Seus pais ou responsáveis estão, também, muito preocupados com o seu bem-estar e desenvolvimento escolar.


7 - Use a tecnologia a seu favor

Certamente todos estão se adaptando para fazer as atividades escolares de maneira digital. Não fique preso apenas às orientações dos seus professores. Use sua criatividade, busque outros recursos, explore a internet, esta é uma grande aliada para o seu desenvolvimento neste período, desde que você tenha responsabilidade.

Viu só! Não é tão difícil, não é mesmo? Não deixe se enganar com esta fase atípica do nosso país para tirar umas férias. Esses dias ou meses jamais voltarão. Use de forma produtiva e “baixe” uma melhor versão de si mesmo, mesmo que seja no modo “on-line”!


Bons estudos. ☺


Por Fabiana Carvalho

Professora de Química CCA


68 visualizações