Adaptação na Educação Infantil

O período de adaptação pode ser, algumas vezes, desafiador e merece atenção pois não é delicado somente para as crianças, os responsáveis também estão entendendo como é deixar seu filho em um lugar diferente, com pessoas diferentes e nova rotina.

Nós da #FamíliaCCA entendemos as angústias e aflições deste processo. Estamos capacitados e preparados para vivermos juntos essa fase.

O tempo de adaptação na educação infantil

A adaptação deve ser lenta e gradual, respeitando os limites de cada criança. Algumas se adaptam com facilidade e rapidez, para outras é um processo mais lento, delicado e que precisamos de um olhar diferenciado, paciência e MUITO amor!

Importante:

• A adaptação da criança à escola é um trabalho conjunto entre a escola e a família.

• A criança que está indo pela primeira vez à escola não tem noção do que pode encontrar lá. Quando os pais conversam com a criança sobre o assunto tentando passar segurança, o processo tende a se tornar mais fácil.

• É bem possível que algumas mudanças na rotina aconteçam independente da criança estar bem ou não na escola, como na alimentação, no sono, demonstrações de ressentimentos, etc.

• O período de resistência da criança para frequentar a escola, pode acontecer alguns dias após o início. Quando o encanto ao ambiente novo passar e a rotina deixar de ser novidade.

• O papel da escola não é substituir a família e sim contribuir para desenvolvimento socioemocional da criança.

• Pode ser que haja choro nos primeiros dias, mas tudo isso é parte do processo. Aos poucos a criança se acostuma ao ambiente, o choro tende a diminuir e chegará a sensação de que tudo está certo.

Como ajudar uma criança no período de adaptação?

• Transmita segurança para o seu filho, mostrando que ir para a escola é muito legal;

• Sem criar falsa expectativa, fale realmente como vai ser a rotina na escola;

• Tente ir buscar seu filho sempre no mesmo horário. Não se atrasar deixa tudo mais confortável;

• Ao falar na escola, fale sempre de uma maneira estimulante e feliz.

• Passe o máximo de informação para a escola sobre o seu filho;

• Seja persistente. Alguns processos são mais desafiadores que outros, mas estamos aqui, somos capacitados para ajudar seu filho a superar esse período e junto alcançaremos o objetivo principal.

• Reforce a fala do amor que sente por ele, de que estarão sempre juntos e que sempre chegará a hora de buscá-lo.

Lembre-se sempre que assim como outras fases, essa também vai passar. Por mais longo e cheio de lágrimas que um período de adaptação possa ser, não se preocupem, vai passar. Uma hora a criança cresce, amadurece e novas situações e o importante são as experiências que ele levará consigo.

Contem sempre conosco!

Ficou com alguma dúvida? Quer conversar com nossa equipe pedagógica?

Keyla Santo - Coordenadora Educação Infantil