Como aproveitar bem o tempo de estudo durante o isolamento social?

O último dia de férias e amanhã voltam as aulas e toda a equipe pedagógica do CCA entende que organizar uma rotina é imprescindível para estudar e absorver o conteúdo da melhor maneira em tempos de pandemia.

Selecionamos alguns tópicos inspirados no artigo E+B Educação que podem facilitar essa organização, em especial para os alunos de Fundamental II e Ensino Médio.

1. Organização do horário

A primeira dica é criar organização de horários de estudo. Para dominar qualquer disciplina é fundamental dedicação de tempo, mas para isso é necessário criar um cronograma em momentos que não tenham distrações. Por isso, a Coordenação orienta evitar as redes sociais para essas horas.

2. A prática de exercícios

Uma das maneiras de aprender e ficar por dentro do assunto é praticando os exercícios. Por isso, entre as dicas está o hábito de responder perguntas relacionadas à disciplina. O ideal é fazer exercícios (além dos que o professor recomendou) ao final de cada conteúdo.

3. Tire as dúvidas

É normal que surjam dúvidas ao estudar, mas é fundamental é saná-las. Por isso, temos o CCAOnline que mantêm disponíveis aos estudantes o conversar com os professores sobre o conteúdo.

4. A escolha do ambiente

Em casa, o estudante precisa escolher o melhor "cantinho" para estudar. O ideal é que optar por um lugar onde não irá trazer interrupções ou prejudicar a concentração. Além disso, pode-se ainda procurar um lugar com boa iluminação ou com outros recursos auxiliadores para leitura.

5. Nada para última hora

Estudar remotamente requer do estudante responsabilidade, assim como na modalidade presencial, o estudante precisa saber cumprir prazos. Por isso, é fundamental manter a organização nos estudos e não deixar nada para o último momento.

Fonte: E+B Educação | Jessica Alves

Coordenação Ensino Médio CCA