Confira 7 dicas para organizar seus estudos no último bimestre de 2020

Com uma rotina de estudos é possível manter um bom nível no último bimestre e conquistar boas notas



Às vésperas do 4º bimestre (de um ano letivo muito diferente do que estávamos acostumados) o CCA elaborou algumas dicas para que você possa manter a organização dos estudos on-line e não perder o ritmo nessa reta final.


Para manter o foco em atividades que exigem esforço da mente, é essencial criar hábitos saudáveis e disciplina, como alimentação saudável, qualidade de sono e vivência social equilibrada e estímulo cerebral, com atividades como leitura, xadrez, quebra-cabeça, palavras cruzadas, dança e outros idiomas.


Com isso em mente, separamos algumas dicas de hábitos que, somados a tudo o que mencionamos acima, deixará sua rotina mais produtiva e com resultados positivos nos estudos.


Então, vamos lá!


1. Organize o conteúdo até este momento: Caso tenha perdido algum conteúdo corra atrás e crie oportunidades para si mesmo. Situar-se é uma forma de manter-se focado e motivado nos estudos. Saber o que faze e como fazer! Mas não esqueça de estudar, também, a matéria da aula do dia para fixar melhor o conteúdo.

2. Monte um cronograma: desenvolva seus estudos de segunda a sexta e use os sábados para revisar o conteúdo da semana. Esta etapa é importante para ter uma percepção do quanto você conseguiu aprender no período.


3. Crie uma rotina: normalmente, arrumamos um tempinho a mais para ficar nas redes sociais, para ver aquele seriado, sair com as amigas… menos para estudar! É importante reservar umas horas para se dedicar aos livros e cadernos. Comece estudando 30 minutos por dia e, aos poucos, vá aumentando o tempo. Ao manter a rotina as chances de garantir as boas notas serão ampliadas.


4. Peça ajuda dos amigos: sempre temos um amigo que manda bem em alguma matéria que não estamos tão firmes. É possível que durante uma conversa as dúvidas sejam sanadas, até mais do que em aula. Uma sugestão é montar grupos de estudos entre os próprios alunos, com a orientação de uma professora da área.


5. Pergunte sempre que precisar: não conseguiu assimilar todas as informações que o professor passou na aula? Não fique na dúvida. Procure-o após a aula, participe de aulas de reforço e peça ajuda. Vale, também, buscar conteúdos de qualidade no Youtube, aperfeiçoando o que está aprendendo. A internet, quando usada de maneira correta, é uma ótima aliada nos estudos.


6. Deixe seus aparelhos eletrônicos desligados: essa dica é essencial. Há tempo para fazer tudo, e na hora de estudar o foco deve ser redobrado. As notificações de celulares, tablets ou outros aparelhos eletrônicos farão com que sua atenção seja parcial, ou que você perca tempo com o que não é essencial. Haverá o momento adequado para as redes, mas é necessário saber dividir bem o tempo.


7. Faça um repouso rápido entre as horas de estudo: por último, mas não menos importante, essa dica é uma técnica que muitas vezes é menosprezada. O descanso é importante para que o cérebro descanse e possa manter-se ativo, assimilando melhor as informações estudadas.

Essas são nossas 7 dicas de hoje. Se você tem algum método que dá certo, compartilhe com a gente. Estudar é a melhor forma de conquistar sonhos e realizar objetivos. Acredite na sua capacidade, tenha foco e disciplina e garanta mais um bimestre positivo para sua vida educativa e para o seu futuro.


E lembre-se: o CCA está sempre ao seu lado! Juntos podemos mais!

17 visualizações