Dicas para o simulado

Dicas para fazer um bom simulado e mandar bem nas provas

Iniciamos este segundo semestre com muitas novidades e estudos on-line! Sua dedicação e preparo para os vestibulares e para o Enem não podem parar!

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que você mande muito bem nos simulado e, consequentemente, faça boas provas com resultados melhores.

Mas atenção! Os simulados precisam ser realizados com a mesma dedicação e qualidade das provas de vestibular. A função deles é, justamente, testar os seus conhecimentos, apontando o que precisa ser melhorado antes do dia do exame.

Além dos desafios com o conteúdo é comum que a maioria dos estudantes enfrentem outras dificuldades que podem ocorrer por:

  • · Fome;

  • · Ansiedade;

  • · Nível de estresse;

  • · Falta de concentração;

  • · Controle de tempo para cada questão;

  • · ​​​​​​Nível de dificuldade das questões.

Por isso, quanto mais você treinar com vários simulados, mais segurança terá e mais preparado estará para enfrentar as dificuldades naturais no dia do exame.

Quer saber como ser melhor a cada simulado, e conquistar um ótimo resultado na prova? Confira nossas dicas.

1. Seu simulado, sua prova!


Realize seu simulado como se fosse o dia da sua prova. Aproveite a oportunidade de treinar de maneira eficiente e concentre-se pra valer, como se sua vaga na faculdade estivesse mesmo valendo. Como? Assim:

  • · Não use celular, computador, tablet, TV ou qualquer outro eletrônico;

  • · Responda as questões sem consulta;

  • · Não converse com sua família e não interaja com pets;

  • · Use roupas confortáveis, mas nada de pijama;

  • · Tenha controle das idas ao banheiro;

  • · Mantenha uma garrafinha de água ao seu lado.

2. Fuja das distrações


Antes de iniciar o simulado, escolha um local silencioso e sem pessoas ao redor para que você mantenha o foco. Além disso, realize a prova sentado à mesa, de maneira confortável. Não faça o simulado deitado na cama ou sentado no sofá, pois, além de causar distrações é completamente o oposto do que ocorrerá no dia do exame real. Tenha na mesa apenas o essencial para realizar a prova, evitando distrações.

3. Prepare seu lanchinho!


Como você já deve saber, é permitido levar pequenos lanchinhos e água para o dia da prova. Portanto, para que este item também faça parte do seu treino, prepare seu lanchinho no dia do simulado.

Mas, claro, seu lanche precisa ser preparado antes do início do simulado e deverá ser de fácil armazenamento ao seu lado, para que não tenha que sair durante a prova. Prepare comidinhas leves e uma boa garrafa de água e, claro, não levante para preparar outro, assim como seria no dia da prova.

4. Deixe seu cérebro ativo!


Ao fazer o simulado você está estudando. Por isso, a seriedade ao realizar essa prova teste é tão essencial. Assim como é importante estudar, é fundamental ter momentos de descanso. No dia do simulado, portanto, não se sobrecarregue estudando além dele! Faça o mesmo quando for o dia da prova de verdade: descanse a mente, pois, isso ajuda a deixa-la ativa e não exausta. Dê o melhor de si durante o simulado, mas tire o restante do dia para descansar, combinado?!

5. Dê um check no gabarito


É exatamente durante o simulado que você mais deve consultar o gabarito. Não fique achando que, por ser só um teste, a prova não valeu. Vale muito, para que você encontre os pontos fracos e possa estudar com mais determinação para ter resultados melhores.

Se perceber que não foi tão bem no simulado, procure ajuda dos seus professores e encontre formas de aprimorar seus conhecimentos. Com dedicação e foco é possível conquistar a tão sonhada vaga na faculdade. Mas não seja seu próprio sabotador. Dê o check no gabarito e busque melhorar sempre!



Estude para o simulado, prepare-se para o vestibular e até a próxima.

20 visualizações