Matrículas 2021: confira 5 dicas para escolher a escola ideal para o seu filho

Tour virtual ou visita presencial com segurança sanitária? Seja qual for o método, conhecer a escola do seu filho é essencial para acertar na escolha


A temporada de matrículas e rematrícula está aberta em todas as escolas do Brasil. Mesmo em períodos de incertezas por causa da pandemia de covid-19, pensar na escola dos filhos é uma tarefa dos pais e responsáveis que precisa ser feita com calma e ser baseada em boa pesquisa.


O Colégio Caetano Álvares (CCA), que há 17 anos oferece ensino de qualidade e educação de valor na zona norte da capital paulista, oferece aos pais a possibilidade de conhecerem a infraestrutura e o direcionamento pedagógico virtualmente ou presencialmente.


Um vídeo foi produzido para apresentar a escola desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Porém, quem preferir conhecer de perto poderá ir até o colégio, dentro de um período determinado e respeitando todas as medidas de segurança.

Em 2021, seja presencial, parcialmente presencial ou completamente remota, as escolas precisam, mais do que nunca, de preparo adequado para receber alunos, professores e demais colaboradores.


Como sabemos, o processo de escolha de escola, seja para as séries iniciais da vida estudantil, ou para etapas de segmentos maiores, como Ensino Médio, precisa ser realizado com cautela e pesquisas.

Por isso, a equipe pedagógica do CCA separou algumas dicas para que pais e responsáveis possam encontrar o colégio ideal para seus filhos. Confira!


1. Métodos e valores educacionais


Qual a média para que o aluno seja aprovado? Como a disciplina é aplicada dentro do colégio? Quais projetos são desenvolvidos paralelamente aos conteúdos programáticos? Conhecer essas e outras informações do colégio antes de efetivar a matrícula é essencial para que a parceria escola e família seja fortalecida ao longo dos anos.


Assim como o CCA, é essencial que o colégio escolhido esteja alinhado com as necessidades atuais, oferecendo aulas que abordem temas voltados ao respeito à diversidade, inclusão, cidadania, convivência pacífica e outros temas de cunho humanístico e social.


2. Qualidade de ensino


Muito mais do que os rankings educacionais, a qualidade do ensino deve ser medida a partir de uma análise mais aprofundada, como o currículo diversificado, a formação dos professores, o tipo de atividades extracurriculares como artes, música, esportes, jogos educacionais, idiomas dentro do currículo, etc. O uso inteligente de tecnologias nas aulas também é um grande diferencial.


3. Parceria: escola e família


Uma escola transparente e acolhedora. Este deve ser o perfil na hora de escolher o local onde seus filhos estudarão. É essencial que haja um momento de conversa e alinhamento das expectativas durante a visita para conhecer o colégio, e nos primeiros meses de aula. Vale conferir se o colégio mantém outras formas de comunicação com os pais. Com o passar do tempo, escola e família estarão mais unidos. Dica extra: escolha uma escola que conte com Orientação Pedagógica e disciplina socioemocional, como o Colégio Caetano Álvares.


4. Instalações e espaço físico


Durante a visita, certifique-se de que a escola possui espaços apropriados para atividades de lazer, prática esportiva, espaços de criação, laboratórios e salas confortáveis. É essencial que a escola possua estrutura e iniciativas de biblioteca e sala de leitura e recursos de tecnologia para uso dos alunos. Limpeza e organização garantem o bem-estar coletivo e devem ser observados. No CCA a valorização do esporte é muito difundida, oferecendo práticas esportivas para o desenvolvimento integral dos alunos.


5. Incentivo educacional


Algumas escolas particulares possuem a possibilidade de que o aluno conquiste desconto na mensalidade a partir de uma bolsa de estudos por mérito, quando atinge determinada nota. Este tipo de benefício tem grande importância, pois, além de valorizar o estudante aplicado, oferece à família melhores condições de manter uma educação de qualidade com a bolsa de estudos. O Desafio CCA, do Colégio Caetano Álvares, é um exemplo desse tipo de incentivo.


Gostou das nossas dicas? Compartilhe com outras pessoas.


Para quem está procurando uma nova experiência educacional, vale destacar que o CCA possui uma equipe pedagógica preparada para atender o aluno e sua família, com acolhimento pedagógico, cognitivo e socioemocional.


Clique aqui para solicitar mais informações de matrícula para 2021!

8 visualizações