O Enem está chegando! Como devo me preparar?

As provas do Enem estão chegando. Para ajudá-los, preparamos algumas dicas importantes para esse dia tão esperado:


1 – Leia o edital

O edital do Enem contém as informações que regem todo o transcorrer das provas. Esse documento deixa claro o que é permitido, o que é vetado; horário de abertura dos portões; o que é o cartão de confirmação e onde obtê-lo. O documento está disponível no site do Inep.


2 - Faça o trajeto ao local de prova

Conheça bem o trajeto ao local da prova para evitar atrasos e imprevistos.


3 - Exercite as habilidades

Mais do que estudar disciplinas, estude as habilidades exigidas na prova. “Entendimento de texto, análise de fontes, leitura de gráficos, tabelas e conceitos.”


4 - Nada de chutar as questões

O Enem utiliza o método de TRI (Teoria de Resposta ao Item), no qual se o estudante começa a errar questões fáceis e acertar as difíceis, o TRI entende que ele está chutando e isso diminui a nota”. A dica é responder as mais fáceis primeiro, circulando as difíceis e deixando para o final.


5 – Separe o material

Pelo menos um dia antes, separe a documentação exigida no edital, assim como o material necessário. Leve mais de uma caneta da cor preta e em material transparente. Certifique-se de que todas estão funcionando.


6 - Chegue cedo no dia da prova

Chegue ao local da prova 1 hora antes. Evite preocupação e transtornos antes da prova.


7 - Minimize desconfortos físicos

Além de uma avaliação de competências e habilidades, pode-se dizer que o Enem é uma prova de resistência. O número de questões e o tempo de duração exigem muita concentração. Assim, se você estiver com fome, sede, sono ou com uma roupa desconfortável, poderá ter sua atenção reduzida. Garanta mais tempo de concentração com um boa noite de sono, alimentação saudável, ingestão de água e roupas confortáveis.


Sucesso!


Priscila Palassio

Coordenadora do Ensino Médio

2 visualizações