Projeto de orientação profissional TERCEIRÃO 2019






A orientação profissional caracteriza-se por um processo que envolve o conhecimento acerca das profissões, o autoconhecimento, o conhecimento de variáveis que interferem no processo de escolha e, por fim, a tomada de decisão do estudante por uma profissão a ser seguida.


É comum que pré-vestibulandos procurem a Orientadora Educacional com dúvidas em relação à escolha profissional. Os alunos estão focados em se preparar para o vestibular, o qual imediatamente remete à escolha profissional e aos conflitos possivelmente gerados por ela.


Alguns alunos avaliam qual a concorrência de cada curso, outros avaliam qual curso possibilita prestígio social e econômico, muitos não conhecem as atividades desenvolvidas em cada profissão e não conseguem identificar o que gostam, recorrem a pessoas importantes para ter opiniões sobre o que cursar – o que gera conflito, pois o aluno não sabe o que quer, mas não quer desagradar essas pessoas –, entre outros.

Tais conflitos relacionam-se com fatores psicológicos que englobam interesses pessoais, habilidades, expectativas em relação ao futuro e à maturidade para a escolha, confirmando que o comportamento de escolha é algo bastante complexo.


O Projeto de Orientação Profissional do Colégio Caetano Álvares será um complemento das aulas de CCAP – Carreira, Cidadania e Atuação Profissional, que desde o início do ano proporcionam conhecimentos relevantes para o desenvolvimento da capacidade de decisão autônoma dos alunos.


Estruturado em nove encontros, incluindo nossa 2ª Feira de Profissões do CCA, testes psicológicos, atividades, reflexões e estudo do meio social, auxiliaremos nossos pré-formandos para uma tomada de decisão mais segura.


Os encontros acontecerão às quintas-feiras, das 14h30 às 15h30, com um grupo de até 15 alunos.


Cronograma:


19/09 – O quanto estou maduro para essa escolha?

20/09 – 2ª Feira das Profissões CCA

26/09 – Mito ou verdade? O que o mercado de trabalho diz sobre cada profissão?

10/10 - Habilidades e Competências. A importância do autoconhecimento!

17/10 – A escolha da profissão e todos os aspectos envolvidos na rotina de trabalho (Parte 1) 24/10 – A escolha da profissão e todos os aspectos envolvidos na rotina de trabalho (Parte 2) 31/10 – Aperfeiçoando a minha identidade pessoal.

07/11 – O que eu perco e ganho com a minha escolha profissional?

14/11 – Resultado do processo de Orientação Profissional. Devolutiva Individual!


A Orientação Profissional é um processo de busca individual de autoconhecimento, portanto o resultado satisfatório muito dependerá do próprio aluno e seu empenho em escolher sua profissão.


Camila Simões – Orientadora Educacional

10 visualizações