ENSINO PARA O SÉCULO XXI

Ensinamentos atemporais num mundo em transição

 

A educação deixou de ser um conceito estático para tornar-se uma prática dinâmica. A Unesco, através do seu relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, definiu "Os quatro pilares da educação para o século XXI". Assim, a educação passou a ser direcionada para essas novas diretrizes, a saber:

  • Aprender a conhecer

    • Adquirir instrumentos de compreensão

  • Aprender a fazer

    • para poder agir sobre o meio envolvente

  • Aprender a viver juntos

    • Cooperação com os outros em todas as atividades humanas

  • Aprender a ser

    • Conceito principal que integra todos os anteriores​

Um dos maiores desafios da educação é a transmissão da informação. Desde o momento da escrita deste texto, ao momento da sua leitura, centenas de milhares de novas informações estão sendo compiladas e transmitidas por vários veículos. É responsabilidade da educação encontrar e ressaltar as referências que impeçam as pessoas de ficarem ilhadas por esse número de informações. A escola tem a responsabilidade de desenvolver as habilidades e competências dos quatro pilares da educação, além de desenvolver a capacidade de "aprender a aprender". A favor da escola atual, existe a tecnologia que não define limites para a obtenção das informações de forma rápida e atualizada, diferentemente de décadas atrás. 

Nossas crianças vivem neste tempo. É nossa responsabilidade desenvolver as habilidades citadas para que formemos cidadãos com as características deste novo mundo.