ENSINO PARA O SÉCULO XXI




Ensinamentos atemporais num mundo em transição
A educação deixou de ser um conceito estático para tornar-se uma prática dinâmica. A Unesco, através do seu relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, definiu "Os quatro pilares da educação para o século XXI". Assim, a educação passou a ser direcionada para essas novas diretrizes, a saber:
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Aprender a conhecer
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Adquirir instrumentos de compreensão
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Aprender a fazer
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para poder agir sobre o meio envolvente
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Aprender a viver juntos
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Cooperação com os outros em todas as atividades humanas
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Aprender a ser
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Conceito principal que integra todos os anteriores​
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Um dos maiores desafios da educação é a transmissão da informação. Desde o momento da escrita deste texto, ao momento da sua leitura, centenas de milhares de novas informações estão sendo compiladas e transmitidas por vários veículos. É responsabilidade da educação encontrar e ressaltar as referências que impeçam as pessoas de ficarem ilhadas por esse número de informações. A escola tem a responsabilidade de desenvolver as habilidades e competências dos quatro pilares da educação, além de desenvolver a capacidade de "aprender a aprender". A favor da escola atual, existe a tecnologia que não define limites para a obtenção das informações de forma rápida e atualizada, diferentemente de décadas atrás.
Nossas crianças vivem neste tempo. É nossa responsabilidade desenvolver as habilidades citadas para que formemos cidadãos com as características deste novo mundo.