DIA A DIA

ESPORTES E CULTURA

ESPORTES

O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social

CULTURA

As atividades culturais não são somente uma forma de lazer, servem para o crescimento pessoal, conhecimento da diversidade cultural e assim tornar uma pessoa mais segura, confiante, critica e criativa.

O Colégio Caetano Álvares preocupado com a formação integral de seus alunos, oferece atividades esportivas e culturais diariamente e em diversos horários, tais como:

 

Futsal - Ginástica Olímpica - Parkour - Ballet - Hip Hop - Jazz - Teatro - Violão

Além das atividades esportivas e culturais como complemento pedagógico, o Colégio Caetano Álvares possui treinamento esportivo nas seguintes modalidades: Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol e Tchoukball, onde os alunos tem a oportunidade de participar de amistosos e competições dentro e fora das dependências do colégio, o que enriquece ainda mais a convivência entre os alunos.

FUTEBOL - BASQUETEBOL - VOLEIBOL - HANDEBOL

CRONOGRAMA DOS EVENTOS

28/11 - Ginástica Olímpica
Horário: 19h
Local: CCA

01/12 - Apresentação de Ballet
Horário: 14h
Local: CCA

01/12 - Apresentação de Hip Hop
Horário: 14h
Local: CCA

01/12 - Apresentação de Jazz
Horário: 14h
Local: CCA

01/12 - Apresentação de Violão
Horário: 14h
Local: CCA

01/12 - Apresentação de Teatro
Horário: 14h
Local: CCA

 
MÚSICA

 

As aulas de música no espaço escolar ajuda no processo de aprendizagem despertando e estimulando a área afetiva, cognitiva e linguística das crianças. A música permite o desenvolvimento da expressão corporal, a coordenação motora afinada, foco para realizar as propostas em grupo, contato e conhecimento de outras culturas que são expressas pela música, desenvolvimento da linguagem ampliado pela alfabetização das letras musicais, criatividade para criar novas canções, melhor compreensão da matemática; pois música é matemática e, principalmente, o desenvolvimento da memória.

ARTES VISUAIS 

 

Da mesma forma que a música trás benefícios imensuráveis na educação básica da criança, as aula de artes permitem aprimorar a saúde e a mente. É através da arte que os alunos entram em contato com as histórias das manifestações sociais, mudanças nos vários setores locais e mundiais. Através das aulas de artes, os alunos descobrem e desenvolvem taletos inerentes as sua personalidades.

GRÊMIO DO C.C.A. - GESTÃO 2018

Vai CCA

Com o objetivo de integrar todos os alunos no dia a dia da escola, o grêmio estudantil realiza um trabalho com alunos, professores, coordenação e direção, fazendo com que a escola seja um entidade democrática e participativa.

COMPROMISSOS ASSUMIDOS

  • Cinema

  • Festa do Branco

  • Horta Vertical

  • Show de Talentos

  • Debate com E.M.

  • Palestras

 
 
MECATRÔNICA

Curso eletivo para alunos de 6º anos do Ensino Fundamental II até 3º ano do Ensino Médio. O curso permite amadurecer o aprendizado de ciências, matemática, línguas e outras, além de desenvolver as habilidades manuais dos nossos alunos. 

Neste curso, todo o material é de propriedade do aluno permitindo assim que as montagens sejam personalizadas, desenvolvendo a criatividade e descobrindo novos conceitos. A ênfase maior é dada na criatividade de materiais que podem ser reciclados e utilizados na montagem de "engenhocas" com utilidade e conceitos científicos. Assim, o aluno perceberá que uma simples tampinha de garrafa ou CD velho pode virar uma roda ou, mesmo um clipes pode virar uma sensor. Na ed. Infantil e Fundamental I, a Mecatrônica será aplicada no mesmo turno das aulas, não tendo carga horária fechada semanalmente. Neste curso, os alunos aprenderão técnicas de construção de objetos, baseadas na sustentabilidade e na reutilização de sucata, beneficiando a preservação do meio ambiente e a aplicação dos conceitos adquiridos.

 
INFORMÁTICA EDUCACIONAL

Vivemos numa época que a tecnologia está presente em todas as áreas do conhecimento e, principalmente, na nossa vida diária. Dominar a informática não é conhecer as dezenas de teclas de atalho de um jogo ou saber navegar nas redes sociais. Saber informática vai muito além disso. Saber informática é estar preparado para o mercado de trabalho, dominar as ferramentas de escritório, desenvolver soluções práticas e ter competências específicas para interagir entre as diversas plataformas. No CCA preparamos os alunos para as novas tecnologias. A partir do ensino fundamental II, as aulas de informática capacitam nossos alunos a trabalharem corretamente com processadores de texto utilizando o padrão ABNT, planilhas com fórmulas básicas, avançadas, gráficos e funções. Nos programas de apresentações, utilizamos técnica profissionais corretas, preparando nossos alunos para futuras palestras. Além dessa sólida formação, temos o curso para desenvolvimento de aplicativos mobile.  Neste curso, trabalhamos uma série de aplicativos, que capacitam nossos alunos a criarem seus próprios projetos.  

 
A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS

Vivemos em uma época onde nossas crianças vivem a maior parte do tempo no ambiente do lar, utilizando o computador para jogar ou relacionar-se nas redes sociais. O celular virou o melhor amigo de nossas crianças. Não temos mais os "campinhos" para jogar bola, os terrenos para empinar pipas e a segurança de sairmos às ruas para conversar ou brincar com nossos amigos. Essa falta de atividades adversas, levam nossas crianças a crescerem sem desenvolverem habilidades necessárias para o dia a dia. As oficinas no CCA, além dos conceitos técnicos, permitem que nossos alunos desenvolvam habilidades manuais, trabalho em equipe e ainda aprendam conceitos científicos. Nas oficinas motivamos nossos alunos a desenvolverem soluções não triviais; ou seja, desenvolvemos a habilidade de solucionar problemas com o ferramental disponível. No CCA nossos alunos aprendem conceitos científicos na prática!

Conhecido também como barco pop-pop, put-put, phut-phut, e pouet-pouet originou-se em uma patente britânica de 1891

Barquino Pop Pop - aprendendo Termodinâmica na prática

 
A importância da avaliação educacional
A importancia da Avaliação Educacional