A psicologia escolar: entenda a importância para seu filho

Antes de escolher uma escola nova para seu filho, conheça as propostas pedagógicas e, também, o que a instituição pode oferecer no apoio e no acolhimento emocional.

No dia 27 de agosto comemoramos o dia do Psicólogo. A psicologia escolar Uma área que sempre foi relevante para a sociedade, passou a ter ainda mais importância a partir do isolamento social e das perdas significativas que passamos a vivenciar com a pandemia de Covid-19.

No ambiente escolar os desafios foram enormes. Alunos e seus familiares precisaram, em um momento muito sensível, receber mais do que propostas pedagógicas para o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes.

O apoio e o acolhimento psicológico tornaram-se parte do processo de adaptação ao novo cenário e às aulas on-line e, posteriormente, ao retorno seguro para as escolas. Mais do que nunca, se fez necessário a presença da Psicologia neste ambiente escolar. O CCA, sempre atento às necessidades dos alunos, já oferece este acolhimento mesmo antes da pandemia.

Psicologia Escolar no CCA

O CCA possui uma parceria de 10 anos com a Psicóloga Camila Simões. Além da parte de acolhimento socioemocional, muitos projetos são realizados para beneficiar alunos, familiares e colaboradores do Colégio.

De modo geral, a Psicologia Escolar tem o desafio de acompanhar, analisar e contribuir para decisões e escolhas mais assertivas, seja para as famílias, como para a dinâmica escolar.

É, também, com trabalhos de conscientização, que nossos alunos são desafiados a olhar com empatia, respeito e tolerância para as diferenças existentes na sociedade, começando pelo espaço coletivo que eles convivem todos os dias.

Crianças e adolescentes precisam aprender mais do que as disciplinas para uma formação acadêmica. E é no ambiente escolar que esse aprendizado se concretiza de maneira mais completa, fortalecendo a educação das famílias.

Formas de contribuição da Psicologia Escolar

Processo de aprendizagem

Auxiliar os professores no processo de aprendizado dos alunos, para que tenham resultados satisfatórios. Outro apoio é incentivar e apoiar o desenvolvimento e novas habilidades em sala de aula. Com a pandemia, a saúde mental dos professores também tornou-se essencial dentro do espaço escolar e o CCA investe nisso.

Apoio aos alunos

Nossos alunos têm, na pessoa da Psicóloga Escolar, um ambiente seguro para falar de suas angústias e tirar dúvidas que, muitas vezes, têm medo ou vergonha de conversar em casa. Com discrição e responsabilidade, nossa equipe acompanha, aconselha e contribui para a melhoria e o encaminhamento do adolescente e conversa com os responsáveis.

Resolução de conflitos

Desentendimentos, ruídos na comunicação, estresse. Sem a ajuda de uma psicóloga escolar, pequenos atritos, comuns para a faixa etária e as mudanças hormonais e sociais, podem se transformar em grandes problemas. A resolução de conflitos é uma etapa muito importante dentro do atendimento da Psicologia Escolar, acolhendo de maneira efetiva a todos.

Cuidados com a saúde mental

Todos precisamos dar mais atenção à saúde mental. Dentro do ambiente escolar isso não é diferente. Alunos, professores e demais colaboradores recebem uma atenção especial no sentido de investir na saúde mental e buscar ajuda sempre que necessário. Embora estejam convivendo no ambiente escolar, é preciso ressaltar que todos têm sua vida fora do Colégio e que suas bagagens da vida se misturam aos relacionamentos.

Quando tudo isso é tratado com foco no bem-estar psicológico individual e coletivo, temos um ambiente mais acolhedor e equilibrado para todos.

Projetos com apoio da Psicologia Escolar no CCA

PEP – Projeto Escolha Profissional

Trata-se de um projeto iniciado no 9º Ano (Fundamental Anos Finais) que acompanha a jornada do aluno até a 3ª Série do Ensino Médio. A proposta é orientar, ouvir e contribuir para que a escolha profissional dos alunos seja tranquila, assertiva e satisfatória. Teste vocacionais e palestras sobre profissões, inteligência emocional, preparo mental para os vestibulares entre outros temas, fazem parte da estratégia para preparar os alunos para uma nova, e importante, fase da vida.

Projetos Crescer Com

O CCA realiza, anualmente, importantes projetos de transição de segmento com os alunos, envolvendo as famílias:

Crescer com Alegria (1ºano – Fundamental Anos Iniciais)

Crescer com Autonomia (6ºano – Fundamental Anos Finais)

Crescer com Aperfeiçoamento (1ª Série – Ensino Médio)

O objetivo é acompanhar “expectativa x realidade” dessas etapas importantes na vida dos nossos alunos. No CCA, além da orientação pedagógica, os alunos recebem todo o apoio emocional necessário para os novos ciclos. O projeto se inicia no ano anterior, com conversas sobre as mudanças que serão enfrentadas, um “intercâmbio entre turmas” e aulas e atividades especiais com os futuros professores, a Coordenação Pedagógica e a Psicóloga Escolar. Todo esse processo auxilia na diminuição da ansiedade dos alunos e na conscientização da autonomia necessária para que a transição ocorra com mais naturalidade e segurança.

Campanhas Solidárias

Em parceria com ONGs e Instituições sociais da zona norte de São Paulo, o CCA realiza campanhas de sensibilização para causas solidárias, como AACD – Arrecadação financeira com os cofrinhos das instituições; Campanha do Agasalho nos meses mais frios do ano, entregando em instituições previamente cadastradas; arrecadação de alimentos para cestas básicas e para marmitex, com entrega a pessoas em condição de moradia na rua, no entorno do colégio, entre outros. As campanhas envolvem tanto alunos, como professores, colaboradores e os familiares. Em suma, são campanhas da #FAMÍLIACCA.

Educação Socioemocional

A disciplina de Educação Socioemocional faz parte da grade curricular do CCA e, também, recebe total apoio da Psicologia Escolar. O objetivo é trabalhar com os alunos, a partir do Fundamental Anos Finais, assuntos sobre projeto de vida, responsabilidades cidadãs, autoconhecimento, amor-próprio, vida familiar e vida em sociedade. Tolerância, respeito e empatia também são assuntos muito comuns nas aulas, ampliando a capacidade de aprendizagem e desenvolvimento social e emocional dos alunos.

Assim como as campanhas solidárias, o objetivo das campanhas de saúde e bem-estar são de conscientização, sensibilidade e atitudes para uma vida mais saudável. Campanhas como Janeiro Branco, Setembro Amarelo e Outubro Rosa estão no calendário escolar para serem debatidas, com o claro objetivo de tornar os alunos atentos aos cuidados com o próprio corpo e com suas emoções. Outras atividades, como campanha de doação de sangue fazem parte das atividades desenvolvidas.

Como você pode observar, os projetos e as ações no CCA são elaboradas para oferecer uma formação completa aos alunos e às famílias, bem como aos professores e demais colaboradores. A força pedagógica do CCA é muito grande, com excelentes resultados em vestibulares e olimpíadas de conhecimento, e sabemos que manter a saúde mental da comunidade escolar é essencial para novas conquistas.