Por que os jogos digitais são importantes na educação?

O Colégio Caetano Álvares (CCA) há anos implementou nas disciplinas oferecidas a aprendizagem baseada em jogos digitais.

Seguindo as inovações na área da educação, e pesquisadores que apontam os caminhos ideais para um aprendizado eficiente, as aulas tornaram-se mais ricas e produtivas com jogos digitais, que somam ludicidade, desafios, agilidade e níveis de conhecimentos que estimulam nossos alunos.

De acordo com Marc Prensky, autor de vários livros, dentre eles “Aprendizagem baseada em jogos digitais” e “Não me atrapalhe, mãe – Eu estou aprendendo!”, os jogos digitais permitem que os alunos se tornem ativos no seu próprio processo de aprendizagem e, além disso, adquiram novas habilidades e competências.

A seguir listamos alguns benefícios dos jogos digitais, que os fazem ser importantes na educação.

Jogos Digitais:

1) Envolvimento do aluno com a atividade e com a turma – trabalho em equipe;

2) Protagonismo do aluno – ele é desafiado a pensar por si e a buscar melhores formas de solucionar problemas. Aprende, erra, acerta, propõe ideias e recomeça o processo de aprendizagem de maneira atuante;

3) Formação e aprendizagem mais completas, com desafios reais a cada nova etapa e nova oportunidade;

4) Atividades atrativas e motivadoras – as aulas fogem do tradicional, que também são importantes, intercalando os métodos teórico e práticos, com rico aprendizado;

5) Desenvolvimento de raciocínio lógico – as atividades propostas nos jogos digitais para a área educacional foram desenvolvidas para estimular o cérebro, propor desafios e recompensar as pequenas e grandes vitórias em cada fase vencida.

Incentivo e segurança

Por se tratar de acessos a espaços virtuais, a Diretora Pedagógica do CCA, alerta os pais sobre a necessidade constante de acompanhamento dos filhos, verificando quando e como estão acessando os jogos digitais, tanto os lúdicos como os de desafios de aprendizagem.

“Tanto no Colégio, sob a supervisão dos professores, quanto em casa, o aluno deve saber que há limites importantes que devem ser seguidos. O espaço digital pode ser uma armadilha quando não há equilíbrio, e cabe aos responsáveis tornar a aprendizagem rica e divertida com a segurança necessária”, explicou.

No CCA, as aulas de gamificação, jogos digitais como Cruzadinha e Quizz, e desafios de disciplinas, como Matemática, Português, Inglês, entre outros, incorporam os assuntos e as aulas abordadas ao longo do desenvolvimento dos alunos, proporcionando um crescimento importante, do ponto de vista educacional, emocional e protagonista.

Quer saber tudo que o CCA pode oferecer? Conheça nosso Colégio