Com a proibição do uso dentro das escolas observamos um número maior de adolescentes ociosos e ansiosos. Separei algumas dicas de como estamos lidando com nossos alunos aqui no CCA e ideias para outros gestores escolares
*Por Marcia Borriello
A escola é o espaço ideal para jogos coletivos. Observamos que desde a proibição do uso de celulares nas escolas, com apenas alguns meses de aula, mudanças no hábito dos estudantes e na gestão escolar, seja dentro da sala de aula ou no intervalo.
Embora, sim, sejamos uma sociedade cada vez mais conectada e dependente das atividades no ambiente digital, sabemos sobre a importância de respeitar o tempo no uso de telas, principalmente para crianças e adolescentes.
O que parecia ser o “fim do mundo”, com a proibição do celular na escola, trouxe, porém, novas oportunidades de acolhimento e trabalho com nossos alunos, nos fazendo repensar abordagens, fortalecer ideias já estabelecidas aqui no Colégio Caetano Álvares, e aprender com as novidades.
Os jogos coletivos são excelentes exemplos do que já disponibilizamos para nossos alunos há mais de 20 anos, para que possam ter momentos de lazer e entrosamento com os colegas. O tênis de mesa e o pebolim, por exemplo, disponíveis no pátio do Colégio, são atrativos que geram maior integração entre os alunos, principalmente com a proibição do uso dos celulares. O CCA, ainda, disponibiliza a quadra para brincadeiras diversas.
Outras tantas ideias e alternativas saudáveis e educativas podem e devem ganhar mais espaço, não apenas nas salas de aula mas, também, na casa dos alunos, com seus familiares, como quebra-cabeça, dominó, pega-palito, jogo da memória e muito mais.
Mais saúde mental dentro das escolas
A proibição não tem a intenção de demonizar a tecnologia mas, sim, equilibrar sua utilização. Estudos mostram que a interação social, a comunicação face a face e as atividades práticas desenvolvem habilidades vitais, como empatia, resolução de problemas e pensamento crítico. Os jogos coletivos, além de serem ótimos passatempos, promovem essas capacidades de maneira divertida e educativa.
Por isso, aqui no CCA incentivamos que nossos alunos aproveitem os momentos de intervalo para curtirem os amigos com mais interatividade. Com o objetivo de apoiar nossos profissionais e outros gestores escolares, a seguir, compartilho alguns benefícios dos jogos coletivos e educativos:
Mais interatividade e conexão humana: Enquanto os jogos digitais podem isolar os jogadores, os de tabuleiro incentivam a interação direta. Eles exigem compartilhamento de espaço, discussão de estratégias, cooperação entre participantes e respeito ao tempo do outro. Também é preciso lidar com a frustração quando o “adversário” ganha.
Desenvolvimento cognitivo: Jogos de raciocínio lógico, como xadrez, quebra-cabeça, damas, entre outros, são essenciais para desenvolver o pensamento estratégico e a resolução de problemas. Além disso, jogos de perguntas e respostas promovem o aprendizado em várias disciplinas.
Valores pedagógicos: Jogos como “Banco Imobiliário” e “War” ensinam conceitos de economia e geopolítica, enquanto jogos cooperativos, como “Caça ao Tesouro”, incentivam o trabalho em equipe para atingir objetivos comuns.
6 dicas de brincadeiras e jogos para curtir em casa ou na escola
Xadrez: Considerado o rei dos jogos de estratégia, o xadrez também aprimora o foco e a paciência dos jogadores.
Damas: Um clássico que, além de divertido, ajuda no desenvolvimento da previsão e da estratégia.
Dominó: Com os objetivos bem estruturados, esse jogo desenvolve raciocínio rápido, principalmente contas, resiliência e respeito ao adversário.
Jogo da Velha Gigante: Uma versão ampliada que pode ser jogada no chão, proporcionando mais movimento físico.
Quebra-cabeças: Ótimos para momentos de calma, os quebra-cabeças são atividades que estimulam a concentração e a percepção visual.
Brincadeiras tradicionais: Como “Pega-Pega”, “Esconde-Esconde”, “Elástico” e “Amarelinha”, que são essenciais para o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças.
As brincadeiras “offline” nas escolas
O Colégio Caetano Álvares é pioneiro ao integrar atividades sem celular em seu ambiente escolar, utilizando o recreio como oportunidades para fortalecer habilidades sociais e cognitivas. Essa prática não só molda mentes mais tranquilas, mas também reforça valores como trabalho em equipe e comunicação.
Assim, a volta aos jogos de tabuleiro e atividades coletivas não é um retrocesso, mas um avanço em direção ao equilíbrio. Ao alternarmos entre o digital e o analógico, preparamos crianças e jovens para um mundo onde a tecnologia deve servir, e não controlar.
Um evento incrível realizado anualmente, e muito esperado por todos, é o Se Joga CCA – um interclasses repleto de esportes, cultura, música, teatro, competições saudáveis e, claro, muita conexão fora das telas. Um marco na trajetória escolar dos nossos alunos que, mesmo após formados no Ensino Médio, lembram com carinho dessa ação que envolve todos os segmentos – da Educação Infantil ao Ensino Médio – respeitando a faixa etária de cada um.
Incentivar essas práticas permite uma reconexão com valores fundamentais, que muitas vezes ficam perdidos em meio à corrida tecnológica. Adotar brincadeiras coletivas, de contato, os e jogos educativos é, sem dúvida, um passo em direção ao desenvolvimento integral e saudável das futuras gerações.
*Marcia Borrielo é Diretora do Colégio Caetano Álvares – CCA – com ampla experiência em gestão escolar e especialização na área educacional.