Projeto do CCA para troca de segmentos: mais apoio para crescer!

Aluna escrevendo na lousa para o projeto Crescer com Alegria

Conheça os projetos de apoio ao desenvolvimento dos nossos alunos na troca de segmento escolar, Crescer Com Alegria, Crescer Com Autonomia e Crescer com Aperfeiçoamento.

A troca de segmentos pode ser desafiadora para os alunos. O medo do desconhecido, ou a insegurança sobre o que vai acontecer em uma nova etapa da vida pode prejudicar o desenvolvimento do aluno.

Atento a isso, o CCA realiza, anualmente, importantes projetos de transição de segmento com os alunos. Trata-se de um trabalho em equipe, que envolve professores e coordenação do segmento atual e do segmento futuro, além da Diretora Pedagógica e a Psicóloga Escolar, bem como as famílias.

Confira a troca de segmentos:

Crescer com Alegria (1ºano – Fundamental Anos Iniciais)

Crescer com Autonomia (6ºano – Fundamental Anos Finais)

Crescer com Aperfeiçoamento (1ª Série – Ensino Médio)

O objetivo é acompanhar “expectativa x realidade” dessas etapas importantes na vida dos nossos alunos. No CCA, além da orientação pedagógica, os alunos recebem todo o apoio emocional necessário para os novos ciclos.

O projeto se inicia ainda no ano anterior, com conversas sobre as mudanças que serão enfrentadas, um “intercâmbio entre turmas” e aulas e atividades especiais com os futuros professores, a Coordenação Pedagógica e a Psicóloga Escolar. Todo esse processo auxilia na diminuição da ansiedade dos alunos e na conscientização da autonomia necessária para que a transição ocorra com mais naturalidade e segurança.

De fato, ao longo do projeto, os alunos demonstram-se mais confiantes, confortáveis e preparados para a mudança. A seguir, entenda melhor como o “Crescer Com” atua em cada segmento.

Crescer Com Alegria

O projeto tem como objetivo promover segurança e alegria aos alunos do Jardim II para iniciarem a nova fase dos Anos Iniciais

A adaptação em um novo ciclo é delicada até para um adulto, agora imagine para uma criança? É essencial dar a devida importância a essa fase de desenvolvimento escolar que é recheada de descobertas, mudanças, alegrias e adaptações. A relação do “eu com o mundo” requer atenção e orientação dos direitos e deveres de convivência em sociedade e com tudo aquilo que ela proporciona.

Por trás dessas descobertas temos o suporte da Psicóloga Escolar (Camila Simões), professores e coordenação, que acompanham e auxiliam durante todo o processo de início e finalização do projeto, como: encontros com os alunos do 1° ano, roda de conversa sobre as normas e regras, aulas práticas com a professora atual do 1°ano e um tour pelo espaço que fará parte da rotina escolar dos alunos no próximo ano.

CRESCER COM AUTONOMIA

O Projeto tem como objetivo principal preparar os alunos do 5º Ano do Fundamental Anos Iniciais, para o 6º Ano do Fundamental Anos Finais, em um novo ciclo.

Para que essa transição ocorra de forma tranquila e saudável, trabalhamos para despertar habilidades necessárias para o desenvolvimento da Autonomia, Maturidade e Responsabilidade dos alunos.

O projeto envolve muita conversa entre alunos, professores, coordenação de ambos os segmentos e a psicóloga escolar. Orientações sobre independência, postura, autoestima e empatia. Além disso, trocas de experiências com encontros e atividades na prática entre alunos e professores na rotina do novo segmento.

CRESCER COM APERFEIÇOAMENTO

Este é o projeto que atua na mudança de segmento do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio.

A adaptação neste novo ciclo necessita de mudança de comportamento para que se obtenha resultados satisfatórios. O Ensino Médio é uma fase de transição e experimentação da vida adulta. Esse universo requer mais disciplina e responsabilidade. É lá que começam as vivências e experiências para a escolha da profissão, a aprender sobre organização do tempo, além de outros aspectos importantes para o bom aproveitamento da sua vida social e pedagógica.

Neste sentido, durante o 2º semestre do 9º Ano, os alunos recebem diversas orientações, participam de conversas e reflexões, vivências com professores e alunos do novo segmento, além de momentos de confraternização tão importantes quanto qualquer outra etapa.

Estes momentos são organizados e acompanhados pela Psicóloga Escolar e a Coordenação Pedagógica que, alinhadas com as famílias e alunos, buscam as melhores estratégias durante este fundamental “Crescer”.

Quer saber tudo o que temos para oferecer aos seus filhos aqui no Colégio? Siga nossas redes sociais: Instagram e Facebook.

O Colégio Caetano Álvares (CCA) está localizado na Zona Norte de São Paulo e oferece, com excelência, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, como Sede Acadêmica da FCE – Faculdade Campos Elíseos.

Clique aqui para saber sobre matrículas e faça parte da #FAMÍLIACCA.